Falta poucos dias para o final do concurso de atribuição de 150 MW de PV em Portugal
Faltam poucos dias para o final do concurso para a atribuição de 150 MW de PV em Portugal
A DGEG lançou no passado dia 25 de Outubro um concurso para a atribuição de 150 MW de potência em PV ou CPV em módulos de 2 MW e apenas de 2 MW. Esta atribuição de potência tem a particularidade de pela primeira vez as licenças para a atribuição de potência serem pagas directamente ao governo e neste caso específico estarem abertos a licitações para o melhor preço. Assim o preço base é 400000 euros por MW, perfazendo 800000 euros por cada módulo.
Este processo que alguma estupefacção gerou no sector está a ser a acompanhado de alguma expectativa pelos valores que as licenças vão atingir e pelo curto de prazo para a candidatura: terminam já no dia 16 de Novembro. A DGEG chamará os vencedores para assinar contrato e depositar o valor das licenças não antes de 10 dias posteriores, mas estamos assim a falar de dinheiro fresco e imediatamente disponível. Situação pouco habitual e que até à data tem sido negócio de promotores e outros actores.
Foram disponibilizados vários pontos de injecção no país com foco no Norte, próximo do Porto e Braga, centro norte apenas com 2 pontos, na zona do vale to Tejo até Setúbal vários possibilidades, total ausência no Alentejo e no Algarve são contemplados todos os pontos de injecção existentes.
Tratam-se assim de 75 oportunidades para centrais em Portugal, cujos detalhes podem ser obtidos directamente no site da DGEG.